GRAMÁTICA 04: Simple Present

Presente Simples

Como já dissemos, falar, conversar, depende de nossa habilidade de narrar os fatos ou acontecimentos dentro de uma ordem cronológica, Para isso é necessário aprender tempos verbais, os quais nos indicam se a ação já aconteceu (Passado), vai acontecer (Futuro) e para os eventos que acontecem com frequência, ou seja, atividades rotineiras ou hobbies (Presente).

Os verbos no Presente Simples têm uma mudança na escrita para as pessoas HE, SHE, IT. Verbos que terminam em: ch/ sh/ x/ ss/ o, acrescentamos “es” e verbos que terminam com “y” acrescentamos “ies”.

Sabemos que, com o verbo “to be” é possível fazer frases afirmativas, negativas e interrogativas utilizando apenas o verbo “be”, bastando mudar sua posição em relação ao sujeito da frase ou acrescentar a partícula “NOT” após o verbo, podendo a seu critério contraí-la (usar forma curta) ou não.

Para os outros verbos isso não é possível e você precisará de um verbo auxiliar para ajudar o verbo principal. Neste caso “DO” para I, You, We, They e “DOES” para He, She, It.

Você usa o auxiliar antes da pessoa para fazer frases interrogativas e antes do verbo, acrescido da partícula “NOT” para fazer frase negativa.

I speak English.                      I don’t speak English.                     Do I speak English?

You live in the USA.               You don’t live in the USA.               Do you live in the USA?

We like French fries.             We dont’t like French.                     Do we like French fries?

She speaks English.              She doesn’t speak English.             Does she speak English?

He lives on a farm.               He doesn’t live on a farm.               Does he live on the farm?

That sounds interesting.     That doesn’t sound interesting.     Does that sound interesting?

Como pode ser visto nos exemplos acima as contrações negativas Don’t e Doesn’t auxiliam a forma principal de qualquer verbo para formarem a forma negativa.

Don’t é a contração de DO e NOT

Doesn’t é a contração de DOES e NOT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *